Goji - o fruto do equilíbrio

27/03/2012 18:49

 

Longevidade e saúde: Bagas de GOJI- Um presente dos Deuses


Bagas de Goji

 
 

 

 

 

Um ditado tibetano diz “um punhado pela manhã fa-la-á feliz para o resto do dia
É uma verdadeira loucura a procura que se verifica desde há um par de anos nos EUA e no Canadá de um pequeno fruto oriundo dos Himalaias e para cuja divulgação contribuíram decisivamente o facto de famosos como Oprah Winfrey, Madona,  Kate Moss, Mick Jagger, Brooke Shields, Steven Seagal, Liz Hurley, e outros as consumirem regularmente, como parte dos seus programas de rejuvenescimento e as recomendarem. Essa febre chegou entretanto à Europa, onde a procura das pequenas bagas de goji já frenética, quer pelas importantes promessas que consigo traz quer devido à sua própria escassez.
Mas afinal qual é o segredo com mais de 3000 anos que encerram esses atractivos frutos vermelhos?
 
O que é o Goji?
 
O Goji dá pelo nome científico de Lycium barbarum L., pertence à família das solanáceas e é oriundo dos himalaias, onde é colhida de Julho a Setembro. Tem a aparência de um pequeno tomate-morango, de cor vermelha viva que, segundo a tradição tibetana, é extremamente sensível e delicado pelo que não deve ser tocada pela mão humana, pois quando isso acontece ela transforma a sua cor vermelho-vivo numa outra mais escura, quase negra e perde qualidades. Daí que a sua colheita se faça sacudindo os ramos do Goji e recolhendo o fruto em malhas de bambu, sendo de seguidas as bagas transportadas, lavadas e postas a secar à sombra e posteriormente envasadas, isso sim, sem nunca serem tocadas pela mão humana.  O seu saborúnico é uma mistura entre noz-suave, tomate-morango frutado, amoras e a cerejas, libertando um particular aroma à fresca fragrância de nozes tostadas.
 
Porque é que as bagas de goji têm despertado um interesse tão avassalador nos consumidores ocidentais e na comunidade científica?
 
Além da sua milenar reputação na Ásia, e em concreto no Tibete, na China e na Índia, de extraordinária planta medicinal, o Goji despertou, também, o interesse da ciência ocidental pela sua riqueza nutritiva e antioxidante que deixa a milhas de distância os outros alimentos conhecidos. Na verdade, segundo esses estudos apontam, as Bagas de Goji, são talvez a fruta de maior riqueza nutritiva conhecida. Essa riqueza nutritiva traduz-se em:
 
Proteínas
 
As bagas de goji contém 18 tipos de aminoácidos (13gr por cada 100gr de fruto seco, isto é, seis vezes superior ao pólen da abelha e com mais proteína que a generalidade dos cereais integrais), incluindo todos os 8 aminoácidos essenciais, sendo por isso óptimo para vegetarianos.
 
Minerais
 
As bagas de Goji contêm também mais de 21 oligoelementos, incluindo o germânio (mineral anti-cancerígeno).
 
Antioxidantes e vitaminas

Goji niveis de antioxidantes

As bagas de Goji estão entre as mais elevadas fontes de carotenoides de todos os alimentos ou plantas comuns conhecidos na Terra. Contêm o espectro completo de carotenoides anti-oxidantes, incluindo o betacaroteno (melhor fonte do que a cenoura), zeaxantina e a luteína (os grandes protectores da vista). As bagas de Goji contêm 500 vezes a quantidade de vitamina C das laranjas, fazendo com que seja uma das fontes de vitamina C mais rica da Terra. São ricas, ainda, em vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E. Os gojis maduros contêm betasisterol (um agente anti-inflamatório, baixa o colesterol, trata a impotência sexual e também ajuda no tratamento da hipertensão), sesquiterpenoides como a ciperona (regula a pressão arterial, alivia o desconforto menstrual, usada no tratamento do cancro do colo do útero) e solavetivona (que contêm propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicas), tetraterpenoides e betaína (úteis para melhorar o funcionamento do fígado, promovendo a digestão e reputadas substâncias para promover a memória e proteger o ADN) e fisalina (substância activa contra todos os tipos de leucemia). As bagas de Goji contêm, também, uma excelente riqueza em fibras. Um polissacarídeo encontrado nas bagas de goji, demonstrou-se ser um poderoso estimulante da secreção da rejuvenescedora hormona do crescimento.


As bagas de Goji (Goji Berries em Inglês) foram avaliadas como o alimento com a capacidade anti-oxidante mais elevada na escala da ORAC (Oxygen Radical Absorvance Capacity), espantosamente, com 25.300 unidades ORAC.
Recordemos que as amoras e os mirtilos, exelentes anti-oxidantes apresentam, respectivamente, 2.036 e 2.400.
 

Ómegas 3 e 6


As bagas de goji são também muito ricas em ácidos gordos essenciais

 

Quais são os benefícios das bagas de Goji?

 

Protege o corpo do envelhecimento e aumenta a longevidade (conhecido como a fruta da longevidade entre os Tibetanos).
Promove a energia e o bem-estar em geral.
Fortifica e mantêm o sistema imunitário saudável.
Defende e luta contra vários tipos de cancros.
Combate a inflamação e a artrite.
Baixa o colesterol.
Equilibra os níveis de pressão do sangue.
Reduz os níveis de glicose no sangue.
Melhora as cataratas, a visão turva e a audição.
Fortalece e suporta o funcionamento do fígado e dos rins.
Mantêm o sistema nervoso saudável.
Protege a pele dos danos causados pelo Sol.
Combate a formação de celulite.
Ajuda em dietas para perda de peso.
Aumenta a libido e o desempenho sexual (conhecido no oriente como o viagra natural).
Promove a fertilidade.

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!