Gengibre contra as inflamações

18/02/2012 13:02

Nova York, EUA. Segundo pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, uma dose diária de suplemento de extrato de gengibre diminui as chances da incidência de inflamações colorretais em 28%.

Estudos anteriores já haviam associado o desenvolvimento de inflamações à incidência de câncer no intestino. Na pesquisa, a equipe de pesquisadores, liderada por Suzanna Zick, professora da Escola de Medicina da universidade, analisou como os níveis de uma substância chamada PGE2 - uma espécie de hormônio liberado no corpo quando surge uma inflamação -, relacionada ao surgimento de inflamações no intestino, variam quando as pessoas ingerem doses diárias de suplemento de extrato de gengibre.

Os especialistas selecionaram, de forma aleatória, 30 pessoas, que foram instruídas a tomar 2 g de suplemento de gengibre por dia, durante 28 dias seguidos. Parte do grupo tomou placebo sem saber. 

Todos os participantes do estudo eram pessoas saudáveis, que apresentaram um risco considerado "normal" de desenvolvimento de câncer. 

Segundo Zick, a equipe percebeu que, enquanto os índices de PGE2 caíram em 28% das pessoas que ingeriram o gengibre, aquelas que tomaram o placebo tiveram variações quase insignificantes na quantidade dessa substância presente no organismo. 

Segundo a cientista, ainda é preciso mais estudos para comprovar a tese, afinal, essa pesquisa foi pequena, envolvendo apenas 30 participantes. 

Ela explica, ainda, em uma entrevista a um site de notícias britânico que, no estudo, foi utilizada uma margem de 2 g de extrato de gengibre - que equivale a 20 g da raiz de gengibre crua -, porque estudos anteriores haviam determinado essa quantidade como o máximo tolerado pelo organismo sem causar problemas gastrointestinais. 

O estudo foi publicado em recente Edição no periódico "Journal Cancer Prevention Research".

http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=189553%2cOTE&busca=gengibre&pagina=1

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!