Dentes e boca saudáveis

26/04/2014 13:50

 

                                                                        

 

As pastas de dentes que compramos por aí possuem muitos produtos químicos provenientes do petróleo, além de outras químicas como lauril (para fazer espuma) abrasivos, colorantes, todos agressivos à nossa saúde.

Que tal então nos livrarmos destes produtos produzindo nossa própria pasta de dentes, com produtos provenientes da natureza?

Aí vão algumas receitinhas - site recomendado pelo meu amigo Mestre em Yoga - Bruno Maiello - Sol de Guararema

http://www.ecycle.com.br

 

Receita à base de pó de juá

pó de juá é um produto que ainda não é muito conhecido no mercado brasileiro, mas pode ser adquirido a preços acessíveis. Extraído do juazeiro, ele possui propriedades que combatem as cáries, a placa bacteriana, o mau hálito, além de clarear os dentes. Veja como se prepara essa receita:

2 colheres de sopa de raspa de juá

2 colheres de sopa de menta desidratada

2 colheres de sopa de sementes de linhaça

3 cravos da índia

1 pitada de canela em pó

1 xícara de água filtrada. 

Modo de preparo:

Junte a linhaça, os cravos e a água ao fogo baixo e cozinhe em uma panela por cinco minutos. Depois, coloque o juá e a canela e misture bem até obter uma mistura de consistência pastosa. Essa receita deve ser armazenada em uma geladeira.  

Receita à base de argila branca

Muitas pessoas podem achar estranho o uso da argila branca na escovação dos dentes. Mas essa receitaé bem prática e eficiente. No entanto, é importante que, ao reunir os ingredientes, você atente para uma questão: quando for comprar o pó de argila branca compre aquele cujo rótulo expressa que ele pode ser ingerido. Existem várias opções nas lojas, por isso fique esperto.

3 colheres de sopa de argila branca

2 gotas de óleo de hortelã-pimenta

1 pitada de sal marinho

1 colher de chá de sálvia ou tomilho

1 copo de água 

Modo de preparo:

Primeiro, faça uma infusão fervente com a água e a sálvia ou o tomilho. Depois de filtrar, adicione duas colheres dessa infusão, que deve ficar com a aparência de um chá, em um copo limpo. Nesse copo, coloque duas gotas de óleo de hortelã-pimenta e uma pitada de sal marinho. Depois, adicione 3 colheres de sopa de pó de argila branca e mexa até que fique uniforme. Por fim, guarde a receita em um recipiente de vidro e armazene na geladeira. 

Receita à base de aloe vera

A aloe vera, também chamada de  babosa, é muito usada na cicatrização de queimaduras. O seu uso na escovação dos dentes é muito recomendado principalmente para as pessoas que sofrem de gengivite. A razão para isso são as suas propriedades cicatrizantes que não agridem o delicado tecido das gengivas além de serem eficazes na limpeza dos dentes. Essa receita é bem fácil de fazer e só são necessários dois ingredientes:

2 colheres de sopa de gel de aloe vera

1-2 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta 

Modo de preparo:

Junte todos os ingredientes em um recipiente limpo e mexa por alguns minutos. Depois, é só mergulhar a sua escova de dentes nessa mistura e escovar normalmente. O gel de aloe vera pode ser encontrado em muitas farmácias homeopáticas e outras lojas especializadas.

Receita à base de óleo de coco

O coco faz parte de muitas receitas culinárias. O que você pode não ter imaginado é que ele pode ser utilizado também, na forma de óleo, em uma receita de pasta de dentes. Juntamente com ele, será necessário um outro ingrediente que talvez você não conheça: a argila bentonítica em pó. A argila bentonítica também pode ser encontrada em lojas especializadas e também em alguns sites de confiança na internet. Ela atua no fortalecimento dos dentes e na remoção da placa bacteriana.

4 colheres de sopa de óleo de coco

4 colheres de sopa de argila bentonítica

2-3 colheres de sopa de água filtrada

1/2 colher de chá de sal marinho

1-15 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta

Coloque o óleo de coco, a água filtrada, o sal marinho e óleo essencial em um recipiente e mexa bem. Depois, adicione a argila até que a mistura adquira consistência. Por fim, guarde em um pote e esterelizado. 

Minha Dica

Gosto de acrescentar óleo essencial de trea tree e copaíba. O primeiro bactericida e o outro anti-inflamatório.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!